Como Planejar a sua Rota Para Visitar os Clientes

Organização nunca é demais. Ser representante comercial é entender que você é o dono de um empreendimento e como todo empreendimento de sucesso é necessário que haja um bom planejamento por trás com estratégias solidas para que o negócio prospere da maneira mais saudável possível, para que você não corra grandes riscos. Trazendo esse assunto para o universo da representação comercial, destacamos a importância de você possuir uma estratégia de logística, sendo mais claro que você construa um planejamento para visitar os seus clientes.

00Elaborar uma rota para visitar os clientes, trás inúmeros benefícios a longo prazo como, redução de custo de transporte, condução do tempo estimado de visita em cada cliente e por que não, estimular a sua autodisciplina. Ao longo deste artigo iremos abordar alguns tópicos para auxiliar você a planejar a sua rota.

1. Domine a sua região de atuação

Iniciamos com essa dica muita vital para que você planeje a sua rota. Procure explorar os pontos de referência e trajetos da região que você atua. Entenda como funciona o trânsito nesse local, se ele é em um ritmo mais cadenciado ou acelerado, se possui estabelecimentos por perto, se esses estabelecimentos são de fácil acesso, todas essas mini dicas vão fazer com que você ganhe minutos preciosos de vantagem na sua rota.

2. Estipule um horário padrão para cada cliente

Salvo a exceção de clientes especiais (bons compradores) ou que foram recentemente prospectados e que devido a isso precisam de uma atenção a mais no começo. Procure estipular um prazo para as visitas em seus clientes. Aqui podemos destacar dois pontos que valem a sua reflexão, qual o tempo de duração da visita (presença em loja) e qual o intervalo de tempo para você realizar essa visita, 1 vez por semana? Visitas quinzenais? Tudo depende do perfil do seu cliente. Aconselhamos você a traçar essas duas métricas e claro, procure investir mais tempo nos clientes que você entenda que possam te trazer um maior retorno de ganhos.

3. A tecnologia é sua aliada para montar a rota

A representação comercial atualmente está passando por um momento de transição, muitos representantes de longa data estão pendurando as chuteiras e dando espaço para que a nova geração surja. O representante Comercial que enxerga a tecnologia como sua aliada tende a ter longa vantagem em relação aos representantes que utilizam outros meios mais tradicionais. Portanto já que a tecnologia e a inovação estão ai batendo a nossa porta, nada mais justo do que dar oportunidade a elas. Para a elaboração de rotas indicamos a tão famosa ferramenta de GPS, o Google Maps.

Recomendamos o Google Maps por se tratar da plataforma de GPS mais atualizada do mercado, com constantes atualizações em tempo real. Através dessa ferramenta é possível traçar as melhores rotas no menor tempo possível e também acompanhar a movimentação do trânsito para evitar engarrafamentos.

 

4. Escolha o melhor meio de transporte

Quanto falamos em meios de transporte imediatamente fazemos a conexão de pensamentos com o custo-benefício desse transporte. Tradicionalmente muitos representantes utilizam carro próprio para realizar as suas rotas. Neste cenário cabe ao representante optar por veículos mais econômicos que façam uma boa quilometragem por litro visando reduzir os custos. Caso você possua uma carteira de clientes relativamente pertos geograficamente também vale a pena realizar um comparativo entre ter uma moto ou até mesmo migrar para um aplicativo de viagens, tendo em vista de os custos com o carro próprio vão além da gasolina, você também precisa calcular os custos de manutenção, seguro, revisão, impostos etc.

Ao final deste artigo concluímos que é primordial elaborarmos uma rota eficiente para que possamos aproveitar o máximo de tempo possível para nos dedicarmos a tarefa que realmente importa no final das contas, VENDER! Existem várias outras maneiras de aprimorar o seu planejamento de logística, esses foram nossos 4 insights para que você de o ponta pé inicial sobre esse tema que é tão importante na rotina do representante comercial.

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21 de novembro de 2022 08:00

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