Quando ter prepostos na representação comercial

Está faltando tempo para atender a todos os seus clientes? Será que está na hora de contratar prepostos para a sua representação comercial? Hoje vamos trazer uma reflexão sobre esse tema, afinal se a suas vendas estão em alta, talvez esse seja um bom momento para contratar prepostos.

Quem são os Prepostos?

Antes de mais nada, cabe alinharmos aqui, que o preposto na representação comercial é uma pessoa que age em nome de um representante comercial. Esta figura pode ser uma pessoa física ou uma empresa, e tem o poder de agir em nome do representante comercial para lidar com os clientes, negociar contratos, fornecer serviços de consultoria e realizar outras tarefas relacionadas. A figura do preposto é frequentemente usada quando um representante comercial precisa de alguém para representá-lo em um negócio determinado, mas não tem tempo ou recursos para fazê-lo sozinho.

A remuneração do preposto é feita através do comissionamento, normalmente uma parcela reduzida da comissão paga ao representante comercial. Em suma os representantes comerciais buscam por prepostos quando necessitam de uma ajuda extra para atingir mais clientes e consequentemente alavancar o faturamento.

 

Organize-se para o sucesso:

Todavia, antes de contratar prepostos é necessário ajeitar a casa. O primeiro passo é estabelecer um procedimento padrão para a realização dos atendimentos em nome da sua representação comercial. Organizar os processos é fundamental para que o seu preposto atue no mais alto nível, sem prejudicar a relação que você construiu com os seus clientes. Você precisa se sentir seguro com o seu atual método de venda para que você possa replica-lo para o seu preposto. É muito importante que você transmita a segurança necessária para que o preposto atue sem grandes dúvidas. Em sua grande maioria os prepostos são vendedores sem uma ampla experiência de mercado e por isso necessitam de uma capacitação inicial a altura para que o seu projeto não vá por água abaixo.

Decisão tomada? Vamos ao perfil ideal de prepostos:

Se você está decidido a contratar prepostos para a sua representada, como citado acima, montar uma estrutura sólida é fundamental para que o seu escritório de representação comercial prospere ainda mais. Priorize sempre por prepostos exclusivos para a sua representada, entenda que a relação entre representante e preposto é quase que uma relação entre chefe e funcionário, se faz necessário ter um olhar mais cuidadoso para orientar corretamente o preposto. Outra característica presente em bons prepostos é a capacidade de alto comprometimento, um preposto que possui essa característica, mesmo que sem experiência dentro da representação comercial acaba destoando e se destacando em comparação a outros candidatos devido a sua gana e força de vontade para fazer o investimento dar certo. Procure prepostos com gana para vender, pode ser que eles venham tomar mais tempo no início com algumas dúvidas, porém a médio/longo prazo esse tende a ser um vendedor de sucesso.

Mensure as consequências do seu investimento:

Por fim, assim como todo e qualquer investimento possuir prepostos podem trazer algumas vantagens para o seu escritório de representação comercial como expansão de região de atendimento e possibilidade do aumento de faturamento da sua empresa. Já o impacto negativo se dá pelo tempo investido para a qualificação assertiva desses prepostos e por último o fator crucial, sem organização o seu projeto de expandir as vendas através de prepostos nascerá manco e corrigir os problemas ao longo do caminho pode se tornar algo oneroso e cansativo, além de correr o risco de perder alguns clientes por falta de atendimento adequado ao longo do caminho.

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6 de março de 2023 08:10

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