Central dos Representantes

Perguntas frequentes | Central dos Representantes

Perguntas mais comuns dos nossos usuários

Reunimos as perguntas mais frequentes de nossos usuários representantes comerciais e representadas, sobre tudo que envolve a representação comercial.

O representante comercial, nos termos legais, é definido como “pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios”.
Para ser um representante comercial é necessário registrar-se no CORE, que é o Conselho Regional dos Representantes Comerciais. É essencial também contratar um contador, para organizar a parte contábil e fiscal do seu negócio, para desta forma estar apto a procurar representadas e de fato iniciar na representação comercial.
Ser representante comercial tem inúmeras vantagens, dentre elas, autonomia e possibilidade de ganhos muito acima da média.
Existem diversas formas de encontrar empresas para representar, mas em especial, através da navegação pelo site da Central dos Representantes e pela utilização da rede social LinkedIn.
Para se ganhar dinheiro na representação comercial é necessário:
● Planejamento tributário adequado;
● Conhecer a Lei do representante comercial;
● Ter boas representadas;
● Construir uma empresa de representação comercial sólida, com prospecção em larga escala, gerenciamento de clientes e efetiva gestão financeira.
Depende. Essa escolha está baseada em alguns fatores, tais como:
● Capacidade de investimento;
● Carteira de clientes;
● Potencial do mercado;
● Perfil empreendedor.
A remuneração do representante comercial é variável, a comissão sobre vendas. Sendo que o desvio padrão das comissões recebidas pelos representantes é muito grande, varia bastante conforme diferentes mercados e localizações, por exemplo.
O representante comercial não recebe salário, mas sim, comissão sobre vendas.
As representadas e os representantes possuem liberdade para pactuar o percentual de comissão entendido como justo entre as partes, logo, não há uma comissão pré-determinada.
Sim, é obrigação legal do representante comercial ter registro ativo no CORE.
Grande parte das representadas têm exigido que os representantes atuem com CNPJ, vislumbrando reduzir os riscos de vínculo empregatício.
Grande parte das representadas têm exigido que os representantes atuem com CNPJ, vislumbrando reduzir os riscos de vínculo empregatício. Neste sentido, é indicado que o representante comercial trabalhe como empresário!
O representante comercial deve fazer uma ficha cadastral, essa contendo: dados da empresa, informações comerciais e qualificação dos sócios.
Para escolher uma boa representada, é importante analisar algumas variáveis, tais como:
● Região de atuação;
● Comissão;
● Produto;
● Posicionamento competitivo da representada;
● Política comercial
Para a representada formar uma equipe de representantes comerciais, é necessário:
● Realizar um Planejamento Comercial abrangente, que culmine da confecção de uma Política Comercial;
● Desenvolver um efetivo processo de recrutamento;
● Implantar uma sistemática eficaz de seleção dos representantes recrutados
O vendedor celetista possui vínculo de emprego, já o representante comercial não, ele é um profissional autônomo, sem vínculo de emprego, que tem a sua atuação regulamentada pela Lei 4.886/65.
Para contratar representantes comerciais, é necessário ter um contrato em conformidade com a Lei 4.886/65, art 27. Além disso, possuir um processo de recrutamento, seleção e coleta de documentos e certidões eficiente.
Para encontrar representantes comerciais, pode-se acessar a Central dos Representantes, que é um portal com milhares de candidatos.
A gestão de representantes comerciais difere-se muito do trabalho com vendedores contratados sob o regime CLT. Diante disso, o melhor caminho é trabalhar em conjunto com uma empresa especializada, como a www.representamais.com.br.
Para elaborar o contrato de representação comercial, precisa-se acessar a Lei 4.886/65, art 27.
Para elaborar o contrato de representação comercial, precisa-se acessar a Lei 4.886/65, art 27.
A política comercial é o documento que contém as regras de relacionamento entre representante e representada. Pode-se dizer que é o contrato escrito de uma maneira mais comercial.
O CORE (Conselho Regional dos Representantes Comerciais) é a entidade regional do representante comercial, cujo registro é uma obrigação legal, habilitando,portanto, o profissional a exercer a atividade dentro da legislação vigente.
Preposto é um contratado do representante comercial, que visa ajudar nas atividades comerciais da empresa de representação comercial.
A Lei 4.886/65 expressa todas as formas de cancelamento de um contrato de representação comercial, seja ele motivado ou imotivado. Uma das formas mais comuns, em um contrato de prazo indeterminado, é a representada conceder aviso prévio de 30 dias e realizar o pagamento da indenização de 1/12 sobre toda a remuneração auferida pelo representante comercial durante o tempo de contrato.
Os direitos dos representantes comerciais são previstos na Lei 4.886/65, dentre eles, a indenização de 1/12, recebida caso o contrato de representação comercial, por prazo indeterminado, seja rescindido sem justa causa.