Inbound Marketing para representantes comerciais: veja porque ele é importante para a sua carreira.

Técnicas de Inbound Marketing para representantes, há muito tempo, deixaram de ser uma utopia ou algo realizado por apenas uma minoria e viraram uma necessidade.

 

Atrair mais representadas talvez seja um dos desafios mais difíceis que um representante comercial possa enfrentar. Mas além disso, existem ainda outros quesitos a serem analisados, como, por exemplo, a marca pessoal do representante, que também é importante para que ele possa ter mais credibilidade no mercado, além dos próprios clientes.

É claro que essas coisas podem sim ser realizadas através da indicação de pessoas, o famoso boca a boca, mas existe um caminho que precisa ser trilhado, que é o do Marketing Digital para representantes comerciais, mais precisamente, o Inbound Marketing.

No post de hoje, você vai entender a importância dessa estratégia de marketing para a sua carreira, bem como, receber algumas dicas sobre o assunto. Entenda mais a partir de agora.

O que é Inbound Marketing?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é Inbound Marketing e qual o impacto que ele exerce sobre a imagem das empresas e pessoas em geral. Trata-se de um conjunto de estratégias que têm como principal objetivo a criação de conteúdo para um público-alvo específico.

Esse conteúdo, por sua vez, tem a função de atrair e educá-lo, para que, dessa forma, seja possível realizar boas negociações e aumentar o faturamento de sua empresa.

Tais conteúdos podem ser desenvolvidos por meio de blogs, E-books, postagens nas redes sociais e tudo aquilo que possa conter informação de qualidade para o público-alvo.

Para os representantes, o Inbound Marketing ajuda a melhorar sua imagem, trazendo novas oportunidades para fechar negócios com representadas e clientes. Por isso, ele não pode e não deve ser descartado dentro das suas estratégias de vendas.

E como realizá-lo da forma correta?

Existem algumas maneiras para adotar estratégias de Inbound Marketing, sendo elas:

representantes

1 – Escolha os canais através dos quais você irá distribuir o seu conteúdo

Existem diversos canais para a divulgação de conteúdo, desde sites, como redes sociais e blog. É claro que, trabalhar com todos eles de uma vez só não é uma boa ideia, já que, para ter sucesso é preciso dispender algum tempo e dinheiro em cada um deles.

Uma dica, é investir em primeiro lugar, nas redes sociais e, posteriormente, em um blog oferecendo conteúdos interessantes, que mostrem que você é um profissional de credibilidade e que entende sobre o assunto. Muitas empresas, hoje em dia, analisam os perfis dos representantes dessa forma, por isso é importante reforçar a sua identidade.

Algumas redes sociais nas quais os representantes devem montar perfis são:

  • LinkedIn – ideal para gerar conteúdos para se conectar com outros profissionais que atuam no mesmo ramo e empresas que estão interessadas em representantes;
  • Facebook – uma rede social mais ampla, mas que também pode gerar bons contatos e mais visibilidade.

Já os conteúdos de blog devem oferecer dicas, indicações e falar de temas relevantes sobre a profissão.

E se você ainda não se decidiu se deve ou não ser um representante comercial, ler este nosso artigo pode ajudá-lo a tomar uma decisão.

2 – Faça um bom planejamento estratégico

Depois de escolher quais os canais de comunicação você irá utilizar, é importante fazer um planejamento estratégico de marketing, isto é, colocar no papel todas ações que precisa tomar para ter sucesso com o Inbound Marketing. Veja:

  • Definição do público-alvo: pessoas que consomem o seu produto, nesse caso, as representadas, que são as empresas, bem como, os clientes, para os quais você irá vender os produtos. Assim, será possível criar conteúdos que realmente são atraentes para essas pessoas;
  • Determinação de dias de publicação: seja nas redes sociais ou no blog, isso é importante, já que são os conteúdos que alimentarão o seu público e farão com que eles conheçam e consumam os seus serviços. Por isso, as publicações devem ser periódicas, por exemplo, a cada 3 dias;
  • Análise de investimentos: investir em técnicas de otimização orgânica, ou seja, gratuita é importante, porém é interessante destinar pequenas verbas tanto para anúncios pagos no Google Ads, como nas redes sociais como, por exemplo, Facebook Ads e Instagram Ads.

Veja neste artigo os 3 comportamentos básicos dos representantes bem sucedidos.

Investir em Inbound Marketing se torna fundamental para representantes que sabem da importância de sempre oferecer o melhor aos seus clientes e representadas.