4 Dicas para escolher boas representadas

4 Dicas para escolher boas representadas

A escolha de boas representadas é crucial na hora de definir os parceiros que você, representante comercial irá representar. Nosso tema de hoje se trata de uma releitura do feito no nosso canal como escolher boas representadas

Seguindo as recomendações do nosso diretor Rafael Malta, separamos algumas dicas para te ajudar a localizar as representadas certas visando fatores como estabilidade com um produto sólido e também o fator mais importante o aumento dos seus ganhos (receita).

1. Escolha por representadas próximas a você

Essa é uma dica básica e deve ser levada em consideração na hora de escolher a representada visando uma possível parceria. Levar em conta se a região que a representada está te ofertando para atuar é perto da sua residência é um ponto muito importante, devido ao CUSTO de deslocamento. Apesar da queda do valor da gasolina nos últimos dias, esse fator deve ser levado em consideração na hora de determinar qual representada será a sua parceira.
Lembrando caso você possua uma carteira de clientes mais distante, mas que se encaixe dentro do público alvo da representada, você deve avaliar o contexto para verificar se é viável o deslocamento.

2. Busque representadas com o mesmo público que o seu

Uma proposta interessante e complementar a última frase do tópico acima, priorize representadas que possuem o mesmo público alvo que a sua carteira de clientes, procure montar uma carteira de representadas coligadas, com produtos diferentes e que não sejam concorrentes diretos, mas que se encaixem dentro dos desejos do mesmo público de clientes, assim você irá cercar o cliente da sua carteira com diversos produtos na hora de visita-lo.

3. Defina o seu posicionamento competitivo

Manter um discurso alinhado para toda a sua carteira de representadas transmite mais confiança e agrega valor ao seu perfil como representante comercial. Mas como assim discurso alinhado? Você deve estipular qual será o posicionamento competitivo das marcas que você deseja representar, ou seja, a sua marca é reconhecida pela qualidade? Pelo preço? Ou outra característica de diferenciação? É recomendado que você defina o seu padrão de representada para que todas estejam alinhadas em um mesmo posicionamento. Por exemplo, você já se imaginou na loja do cliente oferecendo o produto da representada A, onde o principal objetivo de valor do produto é o preço, você convence o cliente que o valor custo benefício por um produto vale a pena e logo após você para ofertar a representada B, você altera totalmente o seu discurso, agora com o objetivo de valor de qualidade do produto. Diante deste cenário, você pode acabar deixando o seu cliente meio confuso e talvez até meio desconfiado quanto a sua tática de negociação, Por isso é muito importante você definir o posicionamento competitivo das suas marcas parceiras.

4. Entenda a estratégia de venda da representada.

Priorize representadas que possuem uma boa política comercial, possuindo regras claras de serem compreendidas como por exemplo:

Definição do público alvo?
Qual a região de atuação?
Porcentagem de comissionamento?
Quais as formas de venda da representada?

Uma observação extra, escolha por representadas que não possuam muitas formas de venda, pois elas também serão os seus concorrentes internos para vender os produtos desta representada. Vale a pena analisar esse quesito na hora de escolher a representada parceira.

Por fim outro ponto a ser levado em consideração é o contrato jurídico, entre a representada e você, é muito importante realizar a revisão deste contrato até se possível realizar a verificação junto com um advogado especializado em representação comercial para não ter futuros inconvenientes com a sua representada parceira.

Caro amigo representante, por hora encerramentos por aqui, espero que pelo menos um dos pontos dessa pauta te ajude a localizar as representadas corretas para firmar uma sólida parceria. Até a próxima!

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17 de outubro de 2022 08:00

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