Entender o que é Market Share nada mais significa do que saber que se trata da participação em vendas. Para isso, a medição se dá em porcentagem e indica o grau de competitividade que uma empresa tem no seu nicho de mercado.
Saber o que é Market Share é entender que consiste no percentual que uma empresa tem no total de vendas do setor de mercado em que atua. Para isso, é necessário dividir o total de faturamento da empresa pelo total do segmento em que atua.
Na tradução livre de “Market share” já fica claro e indica “quota de mercado” ou “parcela de mercado”. Portanto, relaciona-se ao volume de vendas de um determinado segmento de atuação e esse indicador é essencial para a empresa.
Quando você entender o que é Market Share e a ligação que tem com o crescimento de um negócio, o cenário melhora. Afinal, a sua participação de mercado terá aumentado e isso indica mais faturamento para a empresa.
O que é Market Share na prática?
Para descobrir o que é Market Share, pense em uma fábrica de guitarras do interior do Rio de Janeiro. Anualmente, 3 mil instrumentos são vendidos e o total de guitarras vendidas no Estado do Rio de Janeiro é de 30 mil unidades.
A participação de mercado dessa fábrica de guitarras é de 10%, pois 3 mil dividido por 30 mil é igual a 0,10. Em seguida, ao multiplicar por 100, já que a ideia é ter a porcentagem, chega-se ao resultado de 10%.
É possível ter o Market Share local, regional e até mesmo mundial, desde que existam dados próprios e do total daquele setor. Além disso, é necessário não esquecer do prazo em que de análise dessas informações.
Agora que você entendeu o que é Market Share, o próximo passo é saber como fazer para aumentar esse indicador. Há três dicas que fazem toda a diferença e impactam positivamente muitas empresas.
Tenha uma política de preços competitiva
Em primeiro lugar, a gestão comercial deve se atentar aos preços e conferir quais valores os concorrentes praticam. Ao mesmo tempo, é preciso entender o posicionamento da empresa, os custos diretos e indiretos e os objetivos que o negócio tem.
Lembre-se: preço bom nem sempre é baixo e sim o que faz o negócio escalar, crescer e não estagnar.
Fidelize os clientes
Para aumentar o Market Share é necessário conquistar novos clientes, mas também manter os que você já tem, como todo representante comercial sabe. Se isso não for feito, você continuará no mesmo patamar e certamente não é o seu desejo.
Veja como melhorar a sua prospecção de clientes
Crie um plano de fidelização de clientes e ofereça qualidade no atendimento, suporte técnico, programa de vantagens inerentes à fidelidade. E o mais importante: mantenha contato com a sua base de clientes.
Trabalhe o seu atendimento para o deixar de excelência
O atendimento é essencial e tem muito potencial de aumentar o Market Share. Quando é bem feito, garante altas taxas de resolução de problemas, mais agilidade e traz empatia para essa relação.
Por fim, você conferiu o que é Market Share e teve três dicas que as empresas seguem para aumentar esse indicador. Dessa forma, conte com a Central dos Representantes para se manter informado sobre o mercado sobre representação comercial.