Entenda como é possível melhorar a prospecção de clientes

Melhorar a prospecção de clientes é algo importante para quem deseja ter sucesso na representação comercial, mas como é possível fazer isso? Veja tudo a partir de agora.

 

Não sendo uma atividade tão benquista pelos representantes comerciais, mas necessária para a sobrevivência de sua carreira, a prospecção de clientes garante uma marca mais fortificada no mercado assim como, aumenta o número de vendas e estimula o crescimento da empresa.

Além disso, é uma atividade essencial em períodos de crise, uma vez que busca encontrar estratégias efetivas para que os lucros não reduzam drasticamente.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue conosco aqui, na Central dos Representantes , pois iremos falar um pouco mais sobre o assunto.

Veja agora: como melhorar a prospecção

1- Saiba a diferença enter prospectar e vender

O primeiro passo para se ter sucesso na prospecção de clientes, é entender a diferença entre esse primeiro conceito e o conceito de vendas.

Isso porque a venda, basicamente, consiste em entregar o produto ao cliente mediante pagamento. Vender não está diretamente relacionado à construção de um relacionamento com o cliente, pois, muitas vezes, o representante comercial está pensando apenas no lucro imediato. Porém isso não é bom.

Isso porque isso acaba impedindo que esse cliente tenha interesse pela marca e passe a se tornar um consumidor fiel dela.

O que é diferente de prospectar, uma vez que o conceito está diretamente ligado a estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente.

Por isso, é preciso entender de uma vez por todas que não se deve tentar vender algo ao prospectar. A prospecção deve ser realizada em dia e horário diferentes dos da venda.

Veja aqui: 6 dicas para vender mais com catálogo online 

2 – Compreenda como funciona o mercado de sua atuação

Para melhorar a prospecção de clientes, é importante compreender de maneira profunda o que esse mercado exige. Isso quer dizer que você como representante comercial, deve conhecer afundo as dores e necessidades do seu cliente.

Lincoln Murphy em seu livro ” Customer Success: como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes” fala da necessidade de se garantir que, durante o processo de vendas, o cliente conquiste o sucesso. 

Portanto, é preciso pensar na venda do produto como um elemento necessário para o crescimento do cliente em alguma parte de sua vida.

3 – Construa uma boa reputação e assim conseguirá melhorar a prospecção de clientes

Nessa caminhada de como melhorar a prospecção de clientes, é preciso utilizar todos os recursos ao seu favor. Por isso, faça valer essa dica utilizando sua reputação, o seu bom atendimento e o que as pessoas falam de bom sobre você.

Portanto, peça a seus clientes que façam recomendações sobre você, sempre de maneira humilde e sincera, pois é assim que você conseguirá desenvolver um bom relacionamento com as pessoas.

4 – Crie metas alcançáveis

Por fim, a última dica: crie metas alcançáveis de prospecção de clientes.  Isto é, estabeleça uma quantidade de contatos a serem realizados mensalmente ou semanalmente, por exemplo, analise como foram as respostas deles. Além disso, é possível determinar um número a ser alcançado de primeiras vendas, pois assim será possível avaliar o seu desempenho.

Melhorar a prospecção de clientes é algo que deve ser realizado aos poucos, porém, não é um assunto que possa ser deixado de lado. Por isso, comece a agir hoje mesmo.

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