Você já se perguntou quais características devem conter no perfil de um representante comercial? Assim como em todas as profissões, para promover uma boa apresentação e ser bem-visto no mercado de trabalho, é importante que o representante desenvolva algumas habilidades.
Compreender quais são essas características e como aplicá-las de forma adequada pode contribuir para que haja um bom desempenho no processo de vendas e para que o profissional consiga os melhores resultados possíveis – o que também é um fator decisivo no momento de contratação pelo gestor comercial.
Pensando nisso, selecionamos 5 características presentes no perfil de um representante comercial. Leia o artigo e saiba mais a seguir:
1.Conhecimento sobre o que está vendendo
Em primeiro lugar, deve-se considerar o conhecimento técnico como uma das boas características no perfil de um representante comercial. Isso porque, esse profissional deve pesquisar e estudar a fundo sobre o produto e/ou serviço que está vendendo.
Afinal, a melhor forma de vender algo, é entender como esse produto pode beneficiar a vida do seu público. Você só conseguirá apresentar essas qualidades, se tiver domínio sobre o que está falando. Fora que, se o cliente fizer uma pergunta sobre o produto, o representante, mais do que ninguém, deve saber respondê-la e eliminar quaisquer objeções.
Veja também – Quanto ganha um representante comercial?
2. Boa oratória e comunicação
Outra característica importante no perfil de um representante comercial, é uma boa oratória e comunicação. Como esse profissional deve lidar com vários clientes e deve obter um bom poder de persuasão, nada mais necessário do que saber se comunicar e usar bem as palavras ao seu favor.
Muitas vezes, a forma como expressamos uma ideia pode ser decisiva para uma venda. Por isso, o representante deve transmitir a mensagem adequada, usar um bom tom de voz para o ambiente, e fornecer todas as informações necessárias.

Saber se expressar é uma das características do representante comercial.
3. Segurança e credibilidade
Um bom profissional é sempre seguro da sua importância. Além disso, um dos primeiros passos para que o cliente considere uma compra, é sentir que o representante está transmitindo confiança e, portanto, possui credibilidade na sua fala e no produto e/ou serviço que está vendendo.
Afinal, o consumidor precisa saber que está tomando a decisão correta ao adquirir aquele produto. Ninguém melhor para convencê-lo disso do que o representante comercial!
4.Empatia e capacidade de escuta
Empatia e capacidade de escuta também devem ser características presentes no perfil de um representante comercial. Isso porque, é necessário que esse profissional não só “venda seu peixe”, mas também dê ao cliente a oportunidade de fala.
Além de ser uma forma de ser empático e demonstrar que se importa com o consumidor, é uma maneira de entender o que ele está achando da proposta. Uma boa dica, inclusive, é fazer perguntas, para que o cliente interaja e possa expressar seus anseios e necessidades. Tente oferecer a melhor solução!

A empatia também faz parte das características do perfil de um representante comercial.
5.Resiliência e poder de negociação
Não é sempre que o cliente vai dizer “sim” de primeira. Por isso, uma das habilidades que devem estar no perfil de um representante comercial, é a resiliência. É preciso persistir na ideia. Se for preciso, negocie e ofereça novos benefícios que essa compra pode trazer para o seu consumidor. Muitas vezes, um cliente pode ter um tempo maior do que outro para tomar essa decisão.
Seu papel é estar disponível e usar todo o tempo que tiver em contato com o cliente ao seu favor. Use-o para persuadi-lo de que aquele produto é sua melhor escolha. Lembre-se, contudo, de que ser persistente é muito diferente de ser chato! Saiba negociar e seja agradável.
Conclusão
Por fim, se você deseja ser um bom profissional nas vendas, guarde essas dicas e desenvolva todas as características presentes no perfil de um representante comercial!
Lembre-se que os resultados não surgem da noite para o dia. Por isso, participe de treinamentos, faça testes e melhore, aos poucos, seu desempenho profissional.
Gostou do conteúdo? Acompanhe outros artigos no site ou confira o perfil do Rafael Malta no LinkedIn!