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Qual o tipo de representante que se sobressai?

| Do Editor | 6 de setembro de 2012

Hoje em dia a grande quantidade de profissionais existe uma grande quantidade de representantes atuando nas mais diversas cidades do nosso país, e dentre este temos vários perfis de representantes, onde que podemos identificar as diferenças de atitudes e técnicas que cada um se utiliza para alcançar um maior número de vendas, porém podemos notar que são poucos que possuem um trabalho diferenciado e alcançam sucesso, neste artigo vamos identificar os perfis de representantes, e entender por que alguns estão se sobressaindo sobre outros, para isso vamos analisar os perfis de cada tipo de representante e suas características em seus atendimentos aos clientes, seguem os perfis:
  1. Representante Emocional

Esse tipo de representante se preocupa somente com a produção de vendas, sem ter o cuidado de atentar para a qualidade da sua venda. Ele enxerga o cliente apenas como uma forma dele atingir a sua cota. É o tipo de profissional que vende apenas se o produto for barato, famoso, ou então tiver uma marca famosa por trás de si. Tem pouca argumentação, superando essa deficiência com sua simpatia e fala – é muito prolixo – costuma vender para os mesmos clientes que já estão acostumados com o seu jeito de atender.

Considera-se que atualmente 40% dos profissionais na ativa se enquadram neste perfil.

       2.       Representante Coca-Cola

Chamo de “representante coca-cola” a este perfil de profissionais porque eles são iguais aos vendedores desse refrigerante, se escoram na marca dos produtos e trabalham na massificação do atendimento. Seu cliente não tem rosto, ou nome. Todos são atendidos da mesma forma, sem qualquer distinção. Não há um gesto de cortesia desinteressada ou preocupação em atender as reais necessidades do comprador. O representante que se encaixa nesse perfil costuma trabalhar com aquilo que costumamos chamar de “economia de escala”, ou seja, ele substitui a qualidade do atendimento pela quantidade de pessoas atendidas. Esse tipo de representante costuma destinar o tempo de atendimento ao cliente da seguinte forma:

05% – na prospecção da necessidade do cliente.

10% – na solução do problema do cliente.

35% – na descrição do produto que ele acha conveniente para o cliente.

50% – tirando a nota fiscal.

Alguns chamam esse tipo de representante de “Tirador de pedido”.

Avalia-se que 50% dos vendedores se enquadram nesse perfil.

            3.        Representante Consultor

O representante “consultor” pode ser entendido como aquele profissional que se preocupa com a qualidade do atendimento dado ao cliente. Ele sabe que as pessoas preferem ser atendidas de forma diferenciada, que gostam de ter sua individualidade preservada. O profissional que se enquadra nesse perfil não tem pressa em se ver livre do cliente. Ele procura fazer uma venda de cada vez, finalizando-a de tal forma que o comprador fique satisfeito com a aquisição daquele bem ou produto. Ele tem plena consciência que no raciocínio do comprador em geral a relação “produto x preço” corresponde a apenas 40% da decisão final de compra. O peso maior – 60% da decisão – vai ser utilizado na avaliação do “valor – agregado” que estará embutido no atendimento do funcionário e na qualidade de “confortos” que a empresa oferece aos seus clientes. O representante desse perfil utiliza o seu tempo de atendimento da seguinte forma:

50% – na prospecção das reais necessidades do cliente.

35% – na resolução dos problemas apresentados pelo cliente.

10% – na descrição dos produtos ou serviços que ele crê serem adequados para aquele cliente.

05% – tirando a nota fiscal.

Infelizmente, encontramos apenas 8% dos profissionais agindo como “representantes consultores”.

             4.        Representante “Sinergético”

Para entendermos o comportamento dessa geração de profissionais precisamos entender o significado de “sinergia”. “Sinergia: associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada, e cujo resultado final é superior a soma dos fatores separadamente”

Este comportamento cinegético funciona para todo o tipo de relacionamento vendedor – comprador, desde o breve relacionamento causado por uma transação única até as aquelas que envolvem interações múltiplas para consumar a decisão de compra. A filosofia de venda cinegética é especialmente aplicável àquelas relações permanentes entre o vendedor e o comprador.

O representante dessa geração atua da seguinte forma:

• É um facilitador – ajuda o cliente a movimentar-se passo a passo através do processo de compra até tomar uma decisão. Assim, não existe a imposição de um processo de venda ao comprador.

• Evita estereotipar ou diagnosticar o comprador em potencial. Em lugar disso o vendedor concentra-se em entender apenas os que os compradores estão dizendo ou fazendo;

• Evita tentar controlar ou dirigir o cliente. Em lugar disso o vendedor tenta aceitar a localização dos compradores no processo de compra e o que necessitam em cada estágio do processo.

• A linguagem da colaboração e da facilitação é utilizada: ajudando os compradores a encontrar uma solução que irá satisfazer as suas necessidades imediatas e posteriores, ele se preocupa em evitar possíveis problemas com a insatisfação provocada por uma compra mal elaborada.

Podemos resumir a filosofia desses profissionais de venda da seguinte forma:

O REPRESENTANTE DEIXA DE VENDER PAR A O CLIENTE E PASSA A COMPRAR COM ELE!

Para se ter uma ideia de como este perfil é novo, foi constatado que apenas 1% dos profissionais podem ser enquadrados nesta categoria!

OBS: Se você tiver a curiosidade de somar as porcentagens dos diversos perfis nas quais se podem enquadrar os vendedores, vai chegar ao valor 99%.

O último 1% está reservado para aquelas pessoas que usam de métodos ilícitos ou aéticos para conseguir empurrar algo para os compradores.

Após o que foi apresentado me resta apenas uma pergunta: Em qual perfil você esta? É importante refletirmos nossos pensamentos e atitudes, pois somente assim, confrontando-os poderemos mudar nossa visão, crescermos e nos tornarmos profissionais bem sucedidos. Espero que a resposta tenha sido entre a três ou quatro, pois somente os profissionais que tiverem a capacidade de se enquadrar nesta faixa terão sucesso nas suas carreiras, uma vez que o cliente está muito mais esclarecido e exigente, querendo ao invés de um atendimento superficial e sem preocupação – alguém que se preocupe com ele realmente e que se mostre interessado em lhe fornecer toda a atenção que lhe exige e merece.

Um abraço e sucesso para todos!

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4 Comentários para “Qual o tipo de representante que se sobressai?”

  1. thund00 cesar em 20 de junho de 2013 @ 20:35

    Sem tirar e nem por é isso mesmo sou Rep Coml a 30 anos e é assim mesmo, e sempre necessitamos que alguem nos ilumine com materias para nos atualizarmos e sairmos da mesmice.
    obrigado

  2. Boa noite pessoal estou fazendo um grupo no watts somente de vendedores
    Para nos trocar informaçoes,notícias sobre empregos

    Me chama lá
    47-9743-4277

    • Achei interessante, a troca de informações entre representante é de suma importância, para troca de experiências e informações focadas na nossa profissão .

  3. Anderson Oliveira em 2 de novembro de 2017 @ 20:24

    Muito bom o artigo, nos dá uma idéia ainda mais clara do perfil dos profissionais da área, e ainda no alerta no que diz respeito sobre em que perfil nao devemos cair, e se estamos no mesmo, batalhar pra sair dese perfil tão nocivo a carreira do profissional. Parabems pela iniciativa.

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