As 5 técnicas de conversação para fechar vendas devem se iniciar por um fato que gere emoção e precisam passar por uma escuta ativa do cliente, pois o foco está na venda e às vezes é necessário ouvir o feeling, porque pode facilitar a interpretação do que o cliente deseja .
Ao aprender a utilizar corretamente as técnicas de conversação para fechar vendas, você deixa o processo de fechamento mais natural. Afinal, existem várias formas de tirar do cliente informações que são valiosas para quem vende.
Quando alguém fala em vendas, é comum à cabeça aquele vendedor insistente e repetitivo. Por outro lado, vender é uma arte e há formas de deixar a experiência positiva, como se não fosse, de fato, acontecer uma venda.
As técnicas de conversação para fechar negócios passam diretamente por cinco pontos essenciais. Assim, confira a seguir cada um deles e entenda o papel que a emoção tem na hora de vender algo.
5 técnicas de conversação para fechar vendas
Um erro que vários representantes comerciais cometem é achar que a venda acontece só quando o comprador tem necessidade. Afinal, como dizia Steve Jobs: “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”.
Existem 5 técnicas de conversação para fechar vendas que são muito poderosas e simples de aplicar. Desse modo, veja abaixo como usar e tenha exemplos práticos sobre a utilidade delas.
1- Traga um fato, que gere no cliente uma emoção, e entenda a origem dessa emoção
Traga um fato sobre aquele produto ou serviço, como a garantia ou uma condição especial para a venda. Em seguida, gere no cliente uma emoção sobre esse produto, como a curiosidade, desejo, interesse, etc.
Quando você entendeu o que originou essa emoção, será o momento de utilizar essa sensação para fechar o negócio. Por exemplo: você percebeu que o cliente ficou curioso por um recurso que o produto possui, explore mais sobre isso e mostre como resolverá vários problemas dessa pessoa.
2- Escute ativamente o cliente
O mundo moderno faz as pessoas darem opinião sobre tudo e se tornou raro alguém que escuta com atenção o que é dito. Portanto, ouça o que o cliente diz e tire informações valiosas para concluir o processo de venda.
3- Tenha foco só na conversa com o cliente
Foque na conversa que você está tendo com o cliente, entretanto evite alguns perigos, como:
- Ficar mexendo em outras coisas;
- Gerar uma discussão;
- Fazer perguntas fechadas;
- Interromper o cliente;
- Explicar sobre algo com dados incorretos;
- Comparar experiências;
- Ser repetitivo demais;
- Tornar-se prolixo;
- Ouvir só por ouvir.
Ao evitar essas atitudes, você consegue estabelecer com o cliente um tipo de conversa diferente de um interrogatório. Em outras palavras, muitos negócios serão fechados sem que a pessoa entenda que a sua intenção é só de vender.
4- Não finja
Transmita a verdade em cada palavra que você utilizar e não tente mentir para o cliente. Ao mesmo tempo, a mentira só tem valor até a verdade aparecer, pois ser taxado de “mentiroso” nunca é positivo.
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5- Use o seu feeling falar
As dicas anteriores foram técnicas, porém a última é deixar o seu feeling falar mais alto e, assim, captar detalhes do cliente que podem ser uteis para converter o desejo em compra. Dessa forma, a Central dos Representantes acabou de te ensinar 5 técnicas de conversação para fechar vendas.