Técnicas de conversação para fechar vendas

As 5 técnicas de conversação para fechar vendas devem se iniciar por um fato que gere emoção e precisam passar por uma escuta ativa do cliente, pois o foco está na venda e às vezes é necessário ouvir o feeling, porque pode facilitar a interpretação do que o cliente deseja .

Ao aprender a utilizar corretamente as técnicas de conversação para fechar vendas, você deixa o processo de fechamento mais natural. Afinal, existem várias formas de tirar do cliente informações que são valiosas para quem vende.

Quando alguém fala em vendas, é comum à cabeça aquele vendedor insistente e repetitivo. Por outro lado, vender é uma arte e há formas de deixar a experiência positiva, como se não fosse, de fato, acontecer uma venda.

As técnicas de conversação para fechar negócios passam diretamente por cinco pontos essenciais. Assim, confira a seguir cada um deles e entenda o papel que a emoção tem na hora de vender algo.

Aprenda algumas técnicas de conversação para vender mais

5 técnicas de conversação para fechar vendas

Um erro que vários representantes comerciais cometem é achar que a venda acontece só quando o comprador tem necessidade. Afinal, como dizia Steve Jobs: “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”.

Existem 5 técnicas de conversação para fechar vendas que são muito poderosas e simples de aplicar. Desse modo, veja abaixo como usar e tenha exemplos práticos sobre a utilidade delas.

1- Traga um fato, que gere no cliente uma emoção, e entenda a origem dessa emoção

Traga um fato sobre aquele produto ou serviço, como a garantia ou uma condição especial para a venda. Em seguida, gere no cliente uma emoção sobre esse produto, como a curiosidade, desejo, interesse, etc.

Quando você entendeu o que originou essa emoção, será o momento de utilizar essa sensação para fechar o negócio. Por exemplo: você percebeu que o cliente ficou curioso por um recurso que o produto possui, explore mais sobre isso e mostre como resolverá vários problemas dessa pessoa.

Aplique as técnicas de conversação e venda mais

2- Escute ativamente o cliente

O mundo moderno faz as pessoas darem opinião sobre tudo e se tornou raro alguém que escuta com atenção o que é dito. Portanto, ouça o que o cliente diz e tire informações valiosas para concluir o processo de venda.

3- Tenha foco só na conversa com o cliente

Foque na conversa que você está tendo com o cliente, entretanto evite alguns perigos, como:

  • Ficar mexendo em outras coisas;
  • Gerar uma discussão;
  • Fazer perguntas fechadas;
  • Interromper o cliente;
  • Explicar sobre algo com dados incorretos;
  • Comparar experiências;
  • Ser repetitivo demais;
  • Tornar-se prolixo;
  • Ouvir só por ouvir.

Ao evitar essas atitudes, você consegue estabelecer com o cliente um tipo de conversa diferente de um interrogatório. Em outras palavras, muitos negócios serão fechados sem que a pessoa entenda que a sua intenção é só de vender.

4- Não finja

Transmita a verdade em cada palavra que você utilizar e não tente mentir para o cliente. Ao mesmo tempo, a mentira só tem valor até a verdade aparecer, pois ser taxado de “mentiroso” nunca é positivo.

Leia também: Representante: você sabe trabalhar com metas.

5- Use o seu feeling falar

As dicas anteriores foram técnicas, porém a última é deixar o seu feeling falar mais alto e, assim, captar detalhes do cliente que podem ser uteis para converter o desejo em compra. Dessa forma, a Central dos Representantes acabou de te ensinar 5 técnicas de conversação para fechar vendas.